História

Governador Newton Bello é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2010 era de 11.921 habitantes com 6.015 homens e 5.906 mulheres, com a maioria de habitantes residentes na zona rural censo 2010 IBGE.

Raimundo Coelho, conhecido popularmente como “Raimundo Chapéu de Couro” chegou na região no início do desbravamento de suas matas no ano de 1958 com o propósito de cultivar a terra devido a grande fertilidade nela encontrada e de uma mata muito extensa. Porém, era morador do povoado Marajá e em seguida transfere seu comércio para um povoado que está nascendo as margens da futura BR 316. Apesar de não ser o primeiro morador, mas se tornou o mais conhecido da vila devido seu comércio, aos poucos se tornou comum dizer “vou lá no Chapéu de Couro” em referência ao comércio e que depois passou ser uma referência a todo o povoado, sendo assim “batizado” de Chapéu de Couro” Aos poucos outras pessoas foram chegando, atraídos pelo trabalho na roça e outros comércios, tendo como maior destaque o beneficiamento de arroz , pecuária e extração de madeira e babaçu. Com a ampliação da BR 316 que liga Santa Inês–MA a Belém–PA, houve uma grande melhoria no escoamento da produção e uma melhor expectativa de vida para que mais pessoas viessem para a Vila Chapéu de Couro que pertencia ao município de Monção-MA. Depois, passou a pertencer ao município de Zé Doca, com o nome de Governador Newton Bello em homenagem ao Governador do Estado do Maranhão Dr. Newton Bello.

A independência política do município só foi possível com o plebiscito de 11 de Junho de 1994, sendo emancipado em 10 de Novembro do mesmo ano pelo Decreto Lei n.° 6.149 pelo então Governador em exercício Dr. JOSÉ RIBAMAR FIQUENE.

Na história política de Governador Newton Bello destacaram – se as seguintes lideranças : Nezinho Brandão, João Monteiro , José Maciel, José Regino, Cícero Barnabé e José Ribamar Ramos, em seguida outras lideranças foram surgindo destacando-se a Senhora Maria do Valmir que aliando-se ao grupo de Nezinho Brandão e José Regino, elegeram o primeiro Prefeito do Município, Douglas Fonsêca Brandão, eleito em 3 de Outubro de 1996 e empossado em 1 de Janeiro de 1997, sendo sucedido pelo Prefeito o Sr. José Ubirajara de Arruda Filho, eleito em 3 de Outubro de 2000, e empossado em 1 de Janeiro de 2001, depois pelo Prefeito Francimar Marculino da Silva eleito em 3 de Outubro de 2004 e empossado em 1 de Janeiro de 2005, sucedido pela então prefeita Leula Pereira Brandão eleita para o seu primeiro mandato em 5 de outubro de 2008, empossada no dia 1 de janeiro de 2009, e reeleita em 7 de outubro de 2012 sendo empossada em 1 de janeiro de 2013 assumindo o seu segundo mandato, sendo a primeira prefeita(o) a ser reeleita no município, em seguida, nas eleições municipais de 2 de outubro de 2016, foi eleito Prefeito Roberto Silva Araújo, ao receber um total de 3546 votos, sendo o candidato com a maior margem de votação da história política do município desde a sua emancipação.

O município limita-se ao norte com o município de Zé Doca , ao sul com o município de Bom Jardim , ao leste com os municípios de Monção e Bom Jardim, a oeste com os municípios de Zé Doca e São João do Caru.

No início de sua formação o município teve vários conflitos latifundiários que desencadeou a morte de muitos roceiros, mas a primeira pessoa a ser enterrada no município foi uma parturiente que não resistiu ao parto, sem local, na época para se enterrada, um agricultor chamado Pedro Antonio de Carvalho doou um pedaço de seu lote de terra para criação do cemitério local.