Governo do Estado e Prefeitura realizam ação em Alusão ao Dia da Árvore

Neste dia 21 de setembro, quando é comemorado o Dia da Árvore, a prefeitura de Governador Newton Bello promove uma série de ações em defesa do meio ambiente. A atividade ocorreu na Praça Matriz, pela manhã. Na programação, momento de boas-vindas aos participantes, distribuição dos cartões do Programa Agente Jovem Ambiental e plantio de mudas. A ação tem apoio das secretarias municipais e integra o Dia ‘D’ pela data, organizado pelo Governo do Estado nos municípios.

“O principal objetivo dessa ação é mobilizar nossos jovens e a população geral para a preservação do ambiente e das matas, com o plantio das mudas. Inserir estes jovens na atuação e em ações socioambientais vai despertar a cidadania ambiental. Isso é muito importante, pois o jovem é o futuro e devem ter essa sensibilidade e consciência sobre cuidar do nosso meio ambiente”, frisou o prefeito Roberto do Posto.

O município foi contemplado com as ações do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), do Governo. A iniciativa seleciona jovens para capacitá-los na atuação pela preservação do ambiente, dentro de suas próprias cidades. O programa é coordenado pela Escola Ambiental do Maranhão.

Durante o evento, foram entregues cartões da bolsa do programa, com valor de R$ 250, referente à primeira parcela. Ao final das atividades, os jovens terão recebido R$ 3 mil, para investir em projetos que visam a preservação do meio ambiente em suas comunidades. “É uma ação muito importante, pois chama a atenção para a preservação do meio ambiente e do nosso planeta. E o incentivo ao jovens, em todo o Maranhão, que serão capacitados para cuidar do meio ambiente e aprender a preservar, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, irmão Sales.

“Muito engrandecedora essa atitude do Governo do Estado, em ter criado o programa Agente Jovem Ambiental e hoje, no Dia Árvore, estar contemplando os jovens com os kits para que executem as atividades. É um momento para refletirmos sobre o desmatamento e importância da manutenção das árvores, do meio ambiente e do ecossistema. Uma preocupação que deve ser não apenas dos jovens, mas de todos”, frisou o secretário adjunto de Modernização e Articulação Institucional da Seap, que representou o Governo do Maranhão no evento, Fredson Maciel.

Os selecionados no programa Agente Jovem Ambiental no município foram Alan Lopes da Silva Santos, Antônio Marcos da Rocha Silva, Gabriel Bastos Machado, Jardiene Góis Pereira, Luis David Lima de Sousa, Márcia Rainara Santos Costa e Marina Maria Gomes de Sousa.

Confira mais fotos.