SEMED realiza 1ª Formação Sobre Aplicação da Prova Diagnóstica da Avaliação do SEAMA e Fluência

A prefeitura de Governador Newton Bello realiza, está realizando nos dias 23 e 24 de agosto, a 1ª Formação sobre Aplicação da Prova Diagnóstica da Avaliação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) e Fluência. A capacitação será coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Governo do Maranhão. A formação ocorre nos períodos matutino e vespertino e está ocorrendo na Escola Instituto Fundamental Batista.

“Realizamos planejamento para esta formação para que possamos aplicar melhor as avaliações do Seama. O sistema é novo e é uma aposta do Governo para obter bons resultados na educação do Estado como um todo. A gestão de Governador Newton Bello apoia o sistema e se une para que tenhamos avanços nesta área de grande importância, que é a educação”, frisou a titular da Semed, Joselia Sena. A formação será para gestores e aplicadores da avaliação de fluência da sede e da zona rural.

De acordo com a coordenadora do Seama, Agostinha, “as avaliações do Seama têm como objetivo fornecer subsídios às escolas, para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções, e por isso, é importante estarmos atentos aos seus critérios e a formação vai nos possibilitar isso”. O Seama foi criado pelo Governo do Estado, como política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses.

A 1ª Formação sobre Aplicação da Prova Diagnóstica da Avaliação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) e Fluência de Governador Newton Bello tem como público alvo, gestores, coordenadores, supervisores e aplicadores da avaliação.

Avaliação estudantil

As provas do Seama são para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. O sistema integra o Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e o programa Mais Ideb, que conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O sistema permite estabelecer o índice próprio dos municípios e Estado, contribuindo para a melhor definição das metas conforme as redes. Ainda, permite o acompanhamento dos resultados dos estudantes no decorrer do ano; análise da prática avaliativa desenvolvida nas escolas (por meio da compatibilização dos resultados nos simulados e nas atividades de sala de aula), entre outros elementos. A aplicação das provas do Seama 2021 no Maranhão serão de 30 de agosto até dia 09 de setembro, sendo que em Governador Newton Bello será de 30/08 a 02/09.