Agosto Lilás : SEMAS com apoio das demais Secretarias realiza grande ação de Conscientização ao Combate a Violência Doméstica com o tema : “Todos Por Elas “

Contra abusos, violência doméstica e desrespeitos às mulheres, a prefeitura de Governador Newton Bello através da Secretaria de Assistência Social com apoio das demais secretarias, realizou nesta quarta-feira(18/08),  na na quadra poliesportiva Fantecão mais um grande ação da Campanha de Conscientização ao Combate à Violência Doméstica, que teve como temática Todos Por Elas e debateu sobre violência contra a mulher.

A ação é promovida em referência ao Agosto Lilás – mês de enfrentamento e combate à violência contra mulheres. E também, ao dia 7 de agosto, data que marca os 15 anos da Lei Maria da Penha – que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres de todo o Brasil. O objetivo é motivar mulheres a reconhecerem o sinais de violência e se protegerem contra as consequências desastrosas que um relacionamento abusivo pode trazer.

“Esta campanha busca o empoderamento da mulher que ainda se sente submissa e sofre calada por vergonha ou medo de denunciar, considerando a situação financeira, posto que a maioria das vezes os homens são os provedores do lar. As mulheres de Governador Newton Bello precisam saber que elas não estão sozinhas, que podem nos procurar e pedir socorro e dar um basta na violência vivenciada”, frisou a titular da Semas, Aldenice Pereira.

A delegada Lícia Juliana pontuou que “foi considerado, no desenvolvimento desta ação, a realidade cultural local que ainda apresenta o machismo enraizado. O processo de sensibilização da sociedade será a longo prazo, e precisa ser trabalhado continuamente para que possamos, nas próximas gerações, desconstruir esse ciclo vicioso da violência”, observou.

A Lei Maria da Penha – nº 11.340/2006, busca sensibilizar a sociedade e criar mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. É preciso encorajar as vítimas a denunciarem para romper com esse ciclo de violência que tem matado várias mulheres no próprio seio familiar ou deixando sequelas físicas e psicológicas permanentes.

Presentes ao momento, o vice-prefeito Totozinho do Birolândia; o secretário Cicero Arraiz; a procuradora do município, Brenda Araújo; vereadores e demais secretários municipais. Ainda no evento, programação cultural com o grupo de dança Mova-se e Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.