Prefeitura de Governador Newton Bello lança campanha ABC para Primeira Infância

A prefeitura de Governador Newton Bello, por meio da Secretaria de Assistência Social e através do Programa Criança Feliz, lançou a campanha ABC na Primeira Infância, marcando também a abertura do Mês da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento ocorreu nesta  quinta-feira (12), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A campanha tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento na primeira infância, contemplando crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social

O prefeito Roberto do Posto pontuou os esforços do município para execução da campanha. “Estamos trabalhando intensamente para implantação dessa importante ferramenta. O programa Criança Feliz será uma das ações de políticas públicas feitas pela nossa gestão, na área de Assistência Social. Com ele, promoveremos o fortalecimento de vínculos familiares para garantir o desenvolvimento integral da criança na primeira infância”, destacou o prefeito.

No conjunto de prioridades do programa estão os cuidados na Primeira Infância e alcançar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. Com o tema ‘Amara, Brincar e Cuidar’, o programa é uma ação do Ministério da Cidadania, em parceria com o Fundo do Conjunto para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Nações Unidas.

“Uma infância saudável depende de uma família saudável, de uma família que acolha as crianças, e que as crianças sejam estimuladas para que não tenham, lá na frente maiores dificuldades de serem inseridas socialmente. O programa reforça essa lógica no apoio às ações de promoção a essa vivência”, avalia a coordenadora do programa, Josiane Elisa.

A titular da Assistência Social, Aldenice de Sousa, pontua que o curso teve uma metodologia bem dinâmica que nos faz aprender de uma forma mais leve, a partir da troca de experiências com o grupo, composto majoritariamente por municípios que também estão no processo de implantação do programa. Além da interação, pudemos ter contato também com as experiências de municípios que já estão em andamento com as atividades”, explicou a secretária.

No evento foram tratados os temas da campanha – Amar, Brincar e Cuidar – ainda, debates sobre o programa Criança Feliz e seus impactos no município; a atuação das cuidadoras e suas experiências. Os presentes assistiram apresentação de vídeo pela representante da UNICEF no Brasil, Forrence Power. Ainda na ocasião, foram distribuídos pela Prefeitura kits gestantes e kits de desenho e pintura.

Participaram do evento de lançamento da campanha, além do já citamos na matéria, a coordenadora do CRAS, Elemquelma;   secretários municipais, vereadores, equipes da SEMAS e do Programa Criança Feliz, representantes do CMDCA, entre outros.