Combate à Covid-19 : Prefeitura intensifica fiscalização do comércio local

Após reunião realizada na última quarta-feira(20), entre a equipe da Prefeitura, SEMUS(Vigilância Sanitária), Polícia Militar e Guarda Municipal, ficou acordado a fiscalização do comercio local, como parte da ação de combate e prevenção à Covid-19 na cidade. 

 Confira na integra mais um resumo de informações sobre o combate e prevenção da  Covid-19 em Gov.Newton Bello. 

No último informativo atualizamos informações sobre aquisição de novos Epi’s para os profissionais de saúde, compra do kits de medicamentos para o tratamento inicial da Covid-19, desinfecção dos prédios públicos e ruas, entre outras informações. 

Hoje vamos destacar  a ação da Secretaria de Saúde através da equipe de Vigilância Sanitária, que está fiscalizando os comércios locais, tanto os essenciais, quanto não-essenciais. Vale frisar que nesse primeiro momento a fiscalização tem objetivo de orientar e alertar sobre as orientações dos profissionais de saúde e sobre os decretos municipais em vigor.  

As ações de fiscalizações vão continuar de forma regular e contará com apoio da PM e GM. 

De acordo com o decreto municipal de nº 121/2020, os comércios não-essenciais podem funcionar até as 14:00 Horas, já os essenciais podem continuar com o horário normal, no entanto ambos tem que cumprir as orientações exigidas no decreto municipal.  Vejamos abaixo algumas: 

Os estabelecimentos essenciais e não-essenciais deverão seguir:

I- O estabelecimento deverá limitar o ingresso de pessoas a fim de que a lotação não ultrapasse a metade de sua habitual capacidade física;
II – o estabelecimento cuidará para que apenas uma pessoa, por família, ingresse, ao mesmo tempo, em seu interior, ressalvados casos de pessoas que precisem de auxílio;
III – os consumidores somente poderão entrar no estabelecimento se estiverem usando máscaras e se higienizarem as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Sobre os Bancos e demais  correspondentes bancários deverão observar todos os protocolos de segurança fixados pelas autoridades sanitárias, abrangendo concomitantemente:

I – distância de segurança entre as pessoas, devendo para tanto organizar filas, quando houver, inclusive com a marcação no solo ou adoção de balizadores, a fim de que sejam evitadas aglomerações, no interior ou no exterior do estabelecimento;
II – uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários, podendo ser mascaras de proteção laváveis ou descartáveis;
III – higienização frequente das superfícies;
IV – disponibilização aos funcionários e aos clientes de álcool em gel e/ou água e sabão.

 Local para Primeiros Atendimentos de Casos Suspeitos da Covid-19.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a Quadra Poliesportiva Fantecão será estruturada para receber pacientes com sistomas do Covid-19,onde o paciente  receberá os primeiros atendimentos.  A partir desta segunda-feria(25), será divulgado mais detalhes a cerca desta informação. 

Covid-19 em Gov.Newton Bello 

Em boletim divulgado neste sábado(23), mostra 33 casos ativos, 15 recuperados, 94 suspeitos, 133 descartados e 156 pessoas monitoradas pela equipe da SEMUS. 

Os profissionais de saúde estão de parabéns, estão trabalhando com muita seriedade e a cidade já mostra uma boa evolução de recuperados. 

Atualização de informações 

Na segunda-feira(25), voltaremos com mais atualizações sobre o Combate e Prevenção à Covid-19 em Gov.Newton Bello, entre outras informações.