Prefeitura entrega cestas básicas para as famílias newtonbelenses.

Por meio da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura Municipal de Gov.Newton Bello,entregou nesta quarta-feira(08), em todos os bairros da Sede, as cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social. A ação visa contribuir nesse momento difícil de pandemia e levar uma alimentação saudável neste período de semana santa paras as mesas dos newtonbelenses.

Vale informar que a distribuição foi realizada pela equipe da SEMAS de casa em casa, o que implica diretamente em várias pessoas sendo assistidas por meio do ato.O Cadastro para recebimento das cestas foi feito pela Secretaria de Assistência Social.

Em destaque o Prefeito Roberto do Posto frisou ” o que nos queremos é ver o povo com comida na mesa diante dessa grande crise na qual vive nosso país. A todos de Gov.Newton Bello deixamos a certeza que vamos fazer o que tiver ao nosso alcance para preservar nosso povo, cuidando para que os problemas sejam diminuídos” disse o gestor.

” Importante frisar que nos últimos três anos sempre aconteceu neste período, esse gesto de solidariedade com as famílias que precisam, e agora em meio uma pandemia que está em todo o mundo, não poderíamos fazer diferente e vamos continuar buscando todas as formas de ajudar.” enfatizou a Secretária de Assistência Social Aldenice Pereira.

A prefeitura Municipal através da SEMAS-CRAS, também divulgou uma nota de esclarecimentos a cerca da entrega das cestas. Confira na integra

NOTA DE ESCLARECIMENTO- Reg.Auxilio Emergencial Covid 19.

O Centro de Referência de Assistência Social CRAS,de Governador Newton Bello-MA, esclarece , sobre a entrega das cestas básicas , realizada,no dia 08 de abril de 2020, que tais cestas integram um conjunto de dois auxílios emergências lançado pelo Governo Federal ,como forma de mitigar as vulnerabilidades econômicas decorrentes da orientação para ficar em casa , evitando ao máximo ,o risco de contágio ! Os dois auxílios emergências são : 600,00 ,a caírem diretamente na conta dos que tiverem o perfil – usuários do PBF,trabalhadores autônomos -(Microempreendedores ,ou seja pequenos comerciantes , prestadores de serviços , diaristas,fazedores de bicos …), que não gozam da segurança de um salário mensal oriundo de benefícios , pensão,ou de emprego público ou privado ; cesta básica a quem , está vivenciando insegurança alimentar ,por terem seus negócios prejudicados em função da orientação de ficar em casa,e que não gozam da segurança acima mencionada.

O CRAS seguiu com um diagnóstico prévio visando atender estes critérios estabelecidos pelo Governo Federal e visando colher dados para futuros encaminhamentos a algum destes auxílios , não necessariamente aos dois ! Alguma excessão a Constituição Federal autoriza ,e são : quando o assalariado – empregando, aposentado , pensionista… está com a alimentação comprometida por ter uma família muito grande , dependente desse salário,ou quando despesas com doenças consomem a maior parte das receitas. O CRAS entendeu que entregar as cestas em casa diminui os riscos para as famílias ! Apesar das medidas de segurança tomadas : distância segura,luvas máscaras… Entende que mais segurança teria a equipe se ficasse em atendimento interno ! Mas a bem da população ,de muito bom grado nos dispomos a ir às casas ,sem entrar nas residências.

Coordenação do CRAS de Gov.Newton Bello.