Dia Histórico : População de Gov.Newton Bello Ganha Mais Duas Escolas.

Dia histórico para a população do município de Governador Newton Bello! Nessa quarta-feira (11), a Prefeitura e o Governo do Estado do Maranhão entregaram mais duas escolas-modelo a educadores e estudantes da zona rural. Com as novas unidades, já são três escolas super estruturadas que vão garantir mais conforto e qualidade de ensino.

A primeira escola inaugurada nessa quarta-feira foi a E.M. Jaime Teles, situada no povoado Londrina. Logo depois, prefeito e comitiva seguiram para o povoado Barracão de Madeira onde entregaram, sob aplausos da comunidade, a E.M Manoel José da Silva.

Além do prefeito, Roberto do Posto, participaram das solenidades secretários municipais, de Estado, vereadores, Gestor e Diretor da URE-ZD,  pais e estudantes das duas comunidades rurais beneficiadas.

“O nosso governo municipal sempre vai buscar parcerias com o Estado para juntos continuarmos mudando, para melhor, a educação em Gov.Newton Bello”, enfatizou o prefeito, que continuou agradecendo o apoio de todos: “Agradeço ao Governador Flávio Dino pela parceria. Agradeço a todos os secretários de Estado presentes, os vereadores, os secretário municipais e a população em geral que prestigiaram esse grande momento.”

“Desde que assumiu o cargo, em 2017, Roberto do Posto priorizou eixos importantes para o desenvolvimento de Governador Newton Bello e os moradores comemoram o salto de qualidade obtido principalmente nas áreas da Saúde, Infraestrutura e Educação”, lembrou a secretária municipal de Educação, Josélia Sena.

Londrina

O povoado recebeu a nova escola E.M.Jaime Teles para felicidade de toda a comunidade local, professores, alunos e funcionários da instituição que conta com  4 salas de aula, sala de professores cozinhas, banheiros adaptados e pátios externos, entre outros espaços.

A cerimônia de inauguração contou com a participação de integrantes do projeto “Muse&cola”, formado por músicos estudantes de escolas do município e que receberam instrumentos musicais, doados pelo Governo do Estado.

Gilvan Alves, secretário Adjunto em exercício da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), destacou a importância da participação do Governo do Estado na contribuição com os municípios em defesa de uma educação de qualidade para todos.

“O Governo do Maranhão está inaugurando uma série de obras que incluem escolas, restaurantes populares, estradas e títulos de terra. Reafirmamos o compromisso do governo em manter a parceria com a prefeitura. Só de mãos dadas podemos realizar essas ações. Essas crianças que aqui estudarão serão profissionais de excelência no futuro. A escola é de vocês, cuidem como se fosse a extensão da casa de vocês”, destacou.

Patrícia Teles, secretária da Escola Municipal Vereador Jaime Teles, pertence à família fundadora do Povoado Londrina e sobrinha do vereador que dá nome à escola, ressaltou que a chegada da nova escola trará dignidade aos moradores.

“A gente fica até sem palavras. É um momento muito especial, de felicidade, a gente se sente lembrado. Agora, realmente vamos ter dignidade, os nossos filhos, os nossos alunos, a nossa comunidade, com a chegada da nova escola. Graças a Deus, ao governador Flávio Dino e ao prefeito. O nome da escola é uma homenagem muito bonita ao meu tio Jaime Teles, irmão do meu pai, Irineu Teles. Estamos lisonjeados”, agradeceu.

Barracão de Madeira

No Povoado Barracão de Madeira, a moradora do Dalvina de Sousa Silva revelou que a chegada da nova Escola Municipal Manoel José da Silva é motivo de comemoração para todos os moradores. “O pessoal todinho ficou muito feliz por receber uma escola linda dessa aqui em nosso povoado, principalmente eu, porque tenho um netinho que vai estudar na nova escola e ele me falou que o prédio ficou muito legal e bem pertinho de casa”, comemorou.

Francisco Almeida Costa, de 11 anos, contou que está muito feliz porque vai estudar em uma escola com estrutura ideal para a prática do ensino e ressaltou que a escola antiga não oferecia condições adequadas para os alunos estudarem. “Estou muito feliz com a nova escola, porque a antiga é cheia de rachaduras, o teto não prestava e em uma sala, o forro caiu. Essa escola é toda bem-feita e também fica perto da minha casa”, confessou.

“Eu estou me sentindo muito alegre porque a nova escola foi muito bem construída. Na escola antiga, quando chovia, as salas ficavam todas alagadas e era obrigado a gente ir embora para casa. Agora, vou estudar em uma boa escola perto de casa, não vai ser preciso eu ir na correria para a escola,” elogiou Gustavo de Sousa da Silva, de 12 anos.

Destaque

As escolas são fruto do esforço e dedicação do gestor municipal que firmou parceria com o Governo do Estado, por meio do programa Escola Digna. Vale ressaltar também que o Secretário de Estado da Educação Felipe Camarão não esteve presente devido as fortes chuvas na região.

Confira na integra todos os registros.

Londrina

Barracão de Madeira