Prefeitura através da Semus realiza ação em alusão ao enceramento da Campanha Agosto Dourado.

A Prefeitura Municipal de Gov.Newton Bello através da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã dessa terça-feira (27), o encerramento da campanha Agosto Dourado.

O mês dourado destaca uma campanha de incentivo ao aleitamento materno. Isso significa difundir os benéficos da amamentação materno tanto para os bebês, como para as mães.

Estiveram presentes o Secretário de Saúde, Epitácio Carvalho, a Secretária Adjunta de Saúde, Ana Karolyne, enfermeiros, equipe da Semus,mamães newtonbelenses, entre outros.

Durante o evento aconteceu palestras com temáticas envolvendo a campanha, debates e trocas de experiências entres as mães presentes.

Entenda mais

Para o bebê, além de de ter os nutrientes perfeitos e necessários para o seu crescimento é de fácil digestão, colabora para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração e contribui para a proteção contra anemia, alegrias, infecções e obesidade.

Além disso, o ato de ama mentar estimula o vínculo afetivo entre a mãe e filho e protege ambos contra doenças, além de contribuir para a recuperação do útero, diminuir o risco de hemorragia e anemia após o parto e, minimizar o risco de desenvolver, no futuro.

Aleitamento Materno.
Vantagens para o bebê:
• O leite materno contém todos os nutrientes necessários para a alimentação e adequada do bebê até o 6° mês de vida.

• Sua digestão é fácil.

• Contém substâncias que o protegem de infecções e ajudam no desenvolvimento do sistema de defesa.

• Fornece estímulo e satisfação oral.

• Os movimentos feitos ao mama ajudam no desenvolvimento adequado da mandíbula e dentes.

• Aumenta o vínculo mãe e filho.

• Previne a anemia, obesidade e alergias.

Vantagens para a mãe:

• Como o aleitamento a mãe experimenta sensações e emoções únicas como mulher.

• Logo após o parto a sucção ao seio estimula q produção de ocitocina que promove a contratação do útero favorecendo que ele retorne ao seu tamanho normal e diminuindo o sangramento.

• Reduz a probabilidade da mulher desenvolver o câncer de mama e ovários.

Confira as imagens.