XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente : Maria Vitória de Gov.Newton Bello é escolhida pela plenária para participar da Conferência Nacional

O Município de Gov.Newton Bello representado pelo delegados escolhidos na Conferência Municipal, Leila Barbosa, Ivanilde Teles e Janaira Lima participou de 26 a 28 de julho no Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, com tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” serve como instância de debate e proposição de Política Estadual voltada para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, bem como, da escolha dos/as delegados/as para a XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Brasil, que será realizada em Brasília, em outubro deste ano.

Destaque 

A comitiva ainda contava com a Maria Vitória de 11 anos de idade, que na oportunidade representou as crianças e os adolescentes newtonbelenses e foi escolhida pela plenária a participar da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes do Brasil , que acontecerá em outubro deste ano, na capital federal.

A Conselheira Tutelar Leila Barbosa frisou a importância da conferência ” Esse momento em que está acontecendo tantos retrocessos dentro da política em nosso país acredito que  todos devem lutar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes visando o fortalecimento dos serviços de garantia. Quero parabenizar a Maria Vitória que representará nosso município em Brasília, pois se destacou mostrando o seu protagonismo infantojuvenil.”

Na Secretaria Municipal  de Assistencia Social de Gov. Newton Bello vem sendo desenvolvido dentro da rede programas importantes como o projeto Criança feliz e demais que beneficiaram diretamente as crianças newtonbelenses, parabenizo na oportunidade as tecnicas do Cras por estarem desenvolvendo um belo trabalho com as criancas e adolescentes, Maria Vitoria é uma das crianças que faz parte desse projeto. Destacou Janaina Lima.

A Ex presidente do CMDA Ivanilde Teles representou a sociedade Civil e enfatizou ” A população precisa cada vez mais está informada sobre os direitos fundamentais de crianças e adolescentes e que somente através de informaçoes  a população pode lutar pelos seus direitos e fiscalizar as políticas publicas voltadas para a população. O município de Gov.Newton Bello foi muito bem representado aqui na conferência estadual e será bem represetado também na conferência estadual.

Entenda mais sobre o evento

O evento é de competência do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão (CEDCA/MA) e foi realizado através da comissão organizadora composta pelos representantes da Sedes; Seduc; Ses; Semu; Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA); Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente “Padre Marcos Passerini”; Instituto Pobre Servos da Divina Providência – Lar Calábria e Plan Internacional. A comissão trabalhou em um intenso processo de mobilização pelo estado, onde aproximadamente 140 municípios realizaram suas Conferências Municipais.

 

Com abertura oficial na sexta (26), o evento começou com acolhida em homenagem a Elisângela Cardoso, apresentação cultural com a banda do Bom Menino e mesa de abertura com autoridades. Na ocasião, o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, representando o Governador Flávio Dino, defendeu a proteção ao ECA e o investimento em educação. Em seguida, foi realizada Conferência Magna com a pedagoga Denise Albuquerque. Além de leitura e aprovação do Regimento Interno.

No sábado (27), a apresentação cultural ficou por conta da voz e violão de um adolescente atendido pela FUNAC. Para aprofundamento, o painel do evento foi dividido em eixos de trabalho, sendo eles:
Eixo 1: Garantia dos Direitos e Políticas Integradas e de Inclusão;
Eixo 2: Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes;
Eixo 3: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
Eixo 4: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
Eixo 5: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Em continuidade, os grupos por eixo trabalharam para análise e definição/deliberação das propostas, até o encerramento dessa etapa. Finalizando o dia, com apresentação da Banda Akô Erês, do Centro de Cultura Negra do Maranhão.

WhatsApp Image 2019-07-28 at 14.46.07

Na manhã de domingo (28), a plenária apresentou e deliberou propostas discutidas ao longo do evento, além de eleger os delegados/as para a XI Conferência Nacional. Durante mesa de encerramento, o secretário Francisco Gonçalves destacou a defesa da reconvocação da Conferência Nacional, “já que, até o momento, somente os estados do Norte e Nordeste realizaram a primeira etapa. Conferência já para garantir o direito das crianças e dos adolescentes no Brasil!”, reforçou. Para finalizar, a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia discursou em agradecimento aos 3 dias de árduo trabalho envolvendo diversos atores. Desejou ainda que “o esforço deverá se materializar de forma prática e efetiva na construção da política pública para crianças e adolescentes, do contrário será mais um documento arquivado, sem vida, sem garantia de direitos”. Lembrou também que as crianças e adolescentes possuem a tarefa de transformar uma sociedade ainda muito marcada pelas injustiças sociais, mas que com muita determinação, pode inspirar as pessoas ao redor.

 




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support