SEMAS Realiza Palestra do Programa Criança Feliz-Primeira Infância com as Mamães Newtonbelenses.

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Gov.Newton Bello,  realizou no prédio do CRAS,  neste sábado (20), uma palestra com as mães do programa criança feliz.

A palestra  teve como palestrante  o coordenador do programa Sr. Osvaldo Pereira e supervisionado pela Sec. Adjunta de Assistência Social Joisane Elisa. As temáticas das palestras foram: A Importância do tempo e da atenção dos Pais para com seus Filhos. Como lidar com o estresse de cuidar de crianças. A relação entre saúde e Limpeza.

Ainda durante a programação ocorreu  diversas dinâmicas com as mães presentes e no final do evento, as mesmas foram premiadas com um dia de lazer no município de Monção-MA,  no dia 16 de Agosto.

Entenda Mais..

O Programa Criança Feliz é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social  e visa ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares. As visitas são ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.

De acordo com estudos  as visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil. As visitas domiciliares no Programa Criança Feliz assumem, então, as perspectivas da prevenção, da proteção e da promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Vale ressaltar ainda que o programa tem a finalidade  de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Objetivos diretos do Programa

O programa tem como um dos seus principais objetivos promover o crescimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; o Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; o Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; o Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem; o Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Confira mais fotos..