Secretário de Saúde Participa de Solenidade de Entrega do 1º Lote de Cartões do Bolsa Gestante

O Secretário Municipal de Saúde de Gov.Newton Bello, Epitácio Carvalho, participou nesta quinta-feira(04), na Regional de Santa Inês, da solenidade de entrega do 1º de Cartões º Lote de Cartões do Bolsa Gestante Para o Município de Gov.Newton Bello.

Na oportunidade foram entregues para os demais municípios que compõem a regional de Santa Inês, os quais são : Alto Alegre do Pindaré, Bom Jardim Pio XII e Monção.

Esteve presente entregando os cartões para os municípios da regional, os representantes do Governo do Estado.

Entenda Mais

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual das Regionais de Saúde, nesta etapa fará a entrega dos cartões para regionais de Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Codó, Timon, Caxias, Pedreiras, Bacabal, Presidente Dutra, São João dos Patos, Balsas, Imperatriz, Santa Inês, Zé Doca, Pinheiro e Viana. Em seguida, os cartões serão repassados para os municípios correspondentes para que suas respectivas secretarias de saúde efetuem a entrega para as grávidas aptas do programa.

Para o coordenador das Regionais de Saúde, Aristeu Marques de Almeida, o programa Cheque Cesta Básica – Gestante, com fofo na redução da mortalidade materna e infantil, é um objetivo prioritário da gestão Flávio Dino. “A iniciativa contempla mulheres de baixa renda, além de ajudar na compra de alimentos, trazendo alívio nos gastos, e servindo também de incentivo para realização das consultas do pré-natal”, pontuou.

A chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Ananda Marques, destacou o impacto do programa na assistência materna e infantil. “Se a gestante faz o pré-natal, e comparece a todas as consultas, ela pode saber como está o seu bebê e ter ciência, caso seja observada alguma alteração. Tudo isso fortalecerá as ações de redução da mortalidade materna e infantil. É preciso compreender que não se trata apenas de uma questão de saúde, mas também das condições socioeconômicas da mãe”, observou Ananda Marques.

Cheque Gestante

Com o decreto assinado pelo governador Flávio Dino no ato de posse, o Cheque Cesta Básica – Gestante será pago diretamente à gestante em até nove parcelas de R$ 100 e deverá ser utilizado, exclusivamente, na aquisição de alimentos.  A iniciativa beneficia gestantes de até 12 semanas, inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal. A estimativa é que até 20 mil grávidas tenham direito a receber o benefício.

O recebimento das parcelas está vinculado ao acompanhamento do pré-natal, puerpério e puericultura, conforme normas do programa: realizar uma consulta de pré-natal, obrigatoriamente, no primeiro trimestre e até a 12ª semana da gestação; cinco consultas de pré-natal, preferencialmente, duas no segundo e três no terceiro trimestre da gestação; duas consultas de puerpério e puericultura, sendo a primeira até sete dias e a segunda de 30 a 42 dias após o nascimento.