Na tarde desta sexta-feira(17), na Escola Instituto Fundamental Batista, o Conselho Tutelar, o CMDCA, o CRAS e as Secretária Municipais, promoveram a grande Culminância da Campanha Nacional de Combate a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
O evento foi realizado para lembrar do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é comemorado neste sábado(18) e tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar , informar e convocar toda a sociedade a participar em defesa dos diretos da crianças e adolescentes.
Segundo a conselheira Leila, as palestras realizadas nas escolas e a culminância serviu para conscientizar a população de que este tipo de crime precisa ser prevenido e deve ser denunciado, através do Disque 100, do Conselho Tutelar, e nas delegacias.
“Quero parabenizar e ressaltar o esforço e empenho do conselho tutelar, CMDCA e das Secretarias Municipais envolvidas na mobilização. O evento é de extrema importância e nossa gestão tem um posicionamento de total combate a qualquer tipo de violação de direitos de crianças e adolescentes, em especial a violência sexual. E compreende que o 18 de maio é um dia que precisa ter relevância em função da pauta que se discute nesse período e por ser necessário um combate efetivo que possa engajar tanto os usuários dos nossos serviços como a sociedade de modo geral”, ressaltou o prefeito Roberto do Posto.
Programação
Estiveram participando do evento, além do prefeito Roberto do Posto, os conselheiros tutelares, represantes do CMDCA e CRAS, vereadores, secretários municipais, sociedade civil e ainda a participação das crianças e adolescentes, entre outros.
Os alunos da rede municipal de ensino realizaram apresentações e ainda participaram do concurso de desenhos que tinha como temática, os temas que envolve a Campanha Nacional de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
O concurso de desenho premiou os melhores desenhos que melhor representava à exploração sexual infantil.
Saiba Mais….
O que é abuso? O que exploração ?
Segundo a definição encontrada no portal digital da Agência de Notícias pelos Direitos da Infância (Andi), a violência sexual ocorre em qualquer situação de jogo, ato ou relação sexual, homo ou heterossexual, envolvendo uma pessoa mais velha e uma criança ou adolescente. Trata-se de um fenômeno social que se expressa através do abuso ou da exploração sexual, ou ainda de ambos simultaneamente.
No caso da infância, o abuso sexual consiste na utilização sexual da criança ou adolescente, geralmente por pessoas muito próximas, familiares ou não, que exercem uma relação de poder desigual. É comum que o agressor satisfaça seus desejos sexuais tirando proveito da confiança que inspira nas vítimas. O abuso não envolve necessariamente atos de violência física, e por isso pode não deixar marcas perceptíveis por uma perícia médica legal. Pode resultar de gestos de sedução, voyeurismo, toques, carícias, desnudamento, ou ainda levar crianças e adolescentes a assistir ou participar de práticas sexuais de qualquer natureza. Qualquer manifestação desse tipo de crime, no entanto, envolve a violência psicológica, cujos traumas podem permanecer presentes pelo resto das vidas das vítimas.
Confira na integra mais fotos…
Quanto à exploração sexual, esta decorre da utilização sexual de pessoas, inclusive crianças e adolescentes, com fins comerciais e de lucro. É o tipo de violência observado quando meninos e meninas são induzidos a manter relações sexuais com adultos ou adolescentes mais velhos, quando são usados para a produção de material pornográfico, ou forçados a seguir para outras cidades, estados ou países com propósitos sexuais.
Confira todas as imagens…