Conselho Tutelar,CMDCA, CRAS e Secretarias Municipais Promovem Culminância da Campanha Nacional de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Gov.Newton Bello.

Na tarde desta sexta-feira(17), na Escola Instituto Fundamental Batista, o Conselho Tutelar, o CMDCA, o CRAS e  as Secretária Municipais, promoveram a grande Culminância da Campanha Nacional de Combate a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O evento foi realizado para lembrar do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é comemorado neste sábado(18) e tem o objetivo de  mobilizar, sensibilizar , informar e convocar toda a sociedade a participar em defesa dos diretos da crianças e adolescentes.

Segundo a conselheira Leila, as palestras realizadas nas escolas e a culminância serviu para conscientizar a população de que este tipo de crime precisa ser prevenido e deve ser denunciado, através do Disque 100, do Conselho Tutelar, e nas delegacias.

“Quero parabenizar e ressaltar  o esforço e empenho do conselho tutelar, CMDCA e das Secretarias Municipais envolvidas na mobilização. O evento é de extrema importância e nossa gestão  tem um posicionamento de total combate a qualquer tipo de violação de direitos de crianças e adolescentes, em especial a violência sexual. E compreende que o 18 de maio é um dia que precisa ter relevância em função da pauta que se discute nesse período e por ser necessário um combate efetivo que possa engajar tanto os usuários dos nossos serviços como a sociedade de modo geral”,  ressaltou o prefeito Roberto do Posto.

Programação

Estiveram participando do evento, além do prefeito Roberto do Posto, os conselheiros tutelares, represantes do CMDCA e CRAS, vereadores, secretários municipais, sociedade civil e ainda a participação das crianças e adolescentes, entre outros.

Os alunos da rede municipal de ensino realizaram apresentações e ainda participaram do concurso de desenhos que tinha como temática, os temas que envolve a Campanha Nacional de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O concurso de desenho premiou os melhores desenhos que melhor representava à exploração sexual infantil.

Saiba Mais….

O que é abuso? O que exploração ?

Segundo a definição encontrada no portal digital da Agência de Notícias pelos Direitos da Infância (Andi), a violência sexual ocorre em qualquer situação de jogo, ato ou relação sexual, homo ou heterossexual, envolvendo uma pessoa mais velha e uma criança ou adolescente. Trata-se de um fenômeno social que se expressa através do abuso ou da exploração sexual, ou ainda de ambos simultaneamente.

No caso da infância, o abuso sexual consiste na utilização sexual da criança ou adolescente, geralmente por pessoas muito próximas, familiares ou não, que exercem uma relação de poder desigual. É comum que o agressor satisfaça seus desejos sexuais tirando proveito da confiança que inspira nas vítimas. O abuso não envolve necessariamente atos de violência física, e por isso pode não deixar marcas perceptíveis por uma perícia médica legal. Pode resultar de gestos de sedução, voyeurismo, toques, carícias, desnudamento, ou ainda levar crianças e adolescentes a assistir ou participar de práticas sexuais de qualquer natureza. Qualquer manifestação desse tipo de crime, no entanto, envolve a violência psicológica, cujos traumas podem permanecer presentes pelo resto das vidas das vítimas.

Confira na integra mais fotos…

Quanto à exploração sexual, esta decorre da utilização sexual de pessoas, inclusive crianças e adolescentes, com fins comerciais e de lucro. É o tipo de violência observado quando meninos e meninas são induzidos a manter relações sexuais com adultos ou adolescentes mais velhos, quando são usados para a produção de material pornográfico, ou forçados a seguir para outras cidades, estados ou países com propósitos sexuais.

Confira todas as imagens…




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support