Gestantes de Governador Newton Bello receberão benefício do Cheque Cesta Básica-Gestante

O prefeito Roberto do Posto e o Secretário Municipal de Saúde, Epitácio Carvalho, assinaram o Termo de Adesão ao programa Cheque Cesta Básica-Gestante, do Governo do Estado, nessa sexta-feira, 29.

Entenda mais…

A partir da confirmação da adesão, as gestantes do município podem ter acesso ao benefício após a realização do cadastro da gestante no Sistema Mãe Maranhense, o sistema deve manter-se com frequentes atualizações de informações de cada beneficiária para manter a regularidade dos repasses das até (09) nove parcelas de R$ 100,00, pago diretamente à gestante, dessas nove parcelas, até seis serão repassadas durante a gravidez e as demais nos primeiros meses de vida da criança, para ser utilizado exclusivamente, na aquisição de alimentos.

– A comprovação da renda familiar deverá ser feita mediante o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), administrado pelo Governo Federal.

– Para ingressar no programa, a gestante deve procurar a rede pública de saúde até a 12ª semana de gestação, estar cadastrada no município maranhense em que mora e possuir renda familiar mensal que não ultrapasse um salário mínimo. O cadastro será realizado pelo Município na primeira consulta pré-natal.

A gestão estadual visa metas e resultados que impactem diretamente na rede materno-infantil. Com o programa, continuamos a executar em parceria com os municípios a política de saúde, ampliando o acesso aos serviços de saúde. O acompanhamento pré-natal é muito importante para garantir a saúde de mãe e bebê, pois pode detectar precocemente patologias maternas e fetais, que podem interferir no bom andamento da gravidez e do pós-parto”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

“Essa é uma importante ferramenta para ajudarmos no combate à desigualdade social e à mortalidade infantil no nosso município”, afirmou o prefeito Roberto do Posto.

A atenção pré-natal visa à prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

O Cheque Cesta Básica – Gestante, cujo decreto foi assinado pelo governador Flávio Dino no ato de sua posse do segundo mandato, visa estimular a procura pela assistência pré-natal por mulheres grávidas de baixa renda do Maranhão.

Fonte: Decom/GNB