Seminário:Governador Newton Bello discute ações estratégicas para o controle da tuberculose

Profissionais da Saúde do município de Governador Newton Bello participaram do “Seminário sobre as Novas Recomendações do Programa de Controle da Tuberculose”, realizado em São Luís na terça-feira, 12.

O objetivo do seminário é promover estratégias de controle da doença.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e dos programas de Hanseníase e Tuberculose, Daniela da Silva, e a coordenadora da Atenção Básica de Governador Newton Bello, Patrícia, receberam orientações sobre as ações de vigilância, diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Também estiveram presentes coordenadores e profissionais de Saúde das Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Rosário, Itapecuru, Santa Inês e da Região Metropolitana de São Luís.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou, 2.759 casos notificados de tuberculose no Maranhão, em 2018. Do total de casos, 1.821 são pacientes do sexo masculino e 938 do sexo feminino.

No mesmo período, os dez municípios com maior número de casos de tuberculose diagnosticados foram: São Luís (1.296), Imperatriz (84), Caxias (75), Santa Inês (70), Timon (69), Barra do Corda (66), Bacabal (49), São José de Ribamar (45), Coroatá (41) e Codó (33).




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support