Semus realiza o Dia D de combate ao Aedes Aegypti

A prefeitura municipal de Gov.Newton Bello através da Secretaria de Saúde(Semus),  por meio do Núcleo de endemias, vigilância sanitária e agentes comunitários de saúde, realizou nesta sexta-feira(30) diversas ações em alusão ao Dia D de combate ao Aedes Aegypti.

Entre as ações houve palestras em algumas escolas da cidade com a temática relacionadas ao Aedes Aegypti, borrifações  nas residências com índice de infestação do mosquito transmissor da leishmaniose canina(calazar) e ainda examinações de cães com suspeita de calazar.

O secretário municipal de Saúde, Epitácio Carvalho , lembra que o combate ao mosquito transmissor da dengue é constante na gestão do prefeito Roberto do Posto. “A gestão do prefeito Roberto do Posto tem realizado ações muito consistentes, e que apresentam resultados significativos, com a redução de casos de dengue, zika e chikungunya, em nosso município. Mas a eficiência desse trabalho depende da colaboração da população”, afirma.

Nas Escolas, de acordo com Venildon, um dos técnicos que participou da ação , a  equipe orientou os alunos reforçando que com a chegada do período chuvoso , aumenta o número de criadouros do mosquito.Foi ressaltado que cada aluno fizesse verificação diária em sua residência.

Em destaque Venildon ainda frisa, Neste dia D de combate ao mosquito da Dengue e demais doenças, as equipes realizaram inúmeras ações, não podemos cruzar os braços temos que combater o mosquito eliminando os focos,que podem ser qualquer depósito de armazenamento de água.Ex:copos,garrafas,pneus,casca de ovo e outros,manter bacia,caixas dágua ,baldes ,potes sempre lavados e tampados.Importante também colocar peixes nos poços,pois o mesmo é um grande aliado no combate ao mosquito.”

Saiba Mais do dia D a nível nacional. 

Em 2018, mortes causadas pela dengue caíram 23,2%, na comparação com o ano passado.

Com a chegada do verão, aumenta a importância da conscientização sobre os riscos à saúde causados pelo Aedes aegypti. Vetor da dengue, zika e chikungunya, o mosquito encontra as condições ideais para sua proliferação justamente nesta época do ano, marcada pelas chuvas e pelo forte calor na maior parte do Brasil. Nesta sexta-feira (30), o Dia D de Combate ao Mosquito Aedes aegypti destaca a necessidade de todo o País estar atento a este problema.

Durante toda a semana, ações coordenadas pelo Ministério da Saúde convocam os brasileiros para a mobilização. A campanha conta com a participação de 210 mil unidades públicas e privadas espalhadas por todo o Brasil. Ao todo, 146 mil escolas da rede básica, 11 mil centros de Assistência Social e 53 mil unidades básicas de Saúde (UBS) estão envolvidas na Semana Nacional de Combate ao Aedes.

As atividades de conscientização incluem visitas domiciliares, distribuição de materiais informativos e educativos, murais, rodas de conversa com a comunidade, oficinas, teatros e gincanas. O encerramento da campanha ocorre nesta sexta-feira, com a realização de mutirões de limpeza em diversos espaços, incluindo órgãos públicos.

Avanços

Fundamentais para diminuir o impacto negativo causado pelo Aedes no Brasil, as medidas mostram resultado. O mais recente Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde registrou, até 3 de novembro, 132 mortes causadas pela dengue, número que representa uma redução de 23,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 172 pessoas morreram.

Já a febre Chikungunya atingiu 81.597 pessoas, uma queda de 55,4% na comparação com os 182.920 casos de 2017. Os bons resultados podem ser vistos também na incidência de zika. Até 3 de novembro, foram 7.544 ocorrências prováveis em todo o Brasil, uma redução de 54,6% em relação ao ano passado, quando 16.616 pessoas foram afetadas pelo vírus.

Além da campanha

Durante o ano inteiro, diversas ações são colocadas em prática para evitar a proliferação do mosquito. Entre elas, está a mobilização dos Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e Programas de Saúde da Família (PSF). Com os dois programas, é possível atuar de forma integrada para controlar a dengue na atenção básica.

Também fazem parte o desenvolvimento de campanhas de informação e mobilização; o fortalecimento da vigilância epidemiológica e entomológica, com o objetivo de aumentar a capacidade de previsão e de detecção precoce de surtos da doença; e realização de programas permanentes de prevenção e combate ao mosquito, entre diversas outras medidas.

Além delas, outra conquista relevante para o País foi a aprovação da Lei nº 13.301, de 27 de junho de 2016. Pela norma, agentes de combate a endemias têm autorização para entrar em imóveis, tanto públicos quanto particulares, que estiverem abandonados ou com ausência de uma pessoa para autorizar o acesso ao local, e nos casos de o responsável recusar o acesso do profissional.

Limpeza

A população também é fundamental na luta contra o Aedes. Algumas simples atitudes do cotidiano podem ajudar, como manter caixas d’água, tonéis e barris bem fechados, realizar a manutenção de piscinas regularmente, guardar pneus em locais cobertos e trocar a água dos vasos e plantas aquáticas ao menos uma vez por semana.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde

.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support