Prefeitura Através da Comissão Intersetorial do Selo Unicef-Edição(2017-2020),Realiza 1º Fórum Comunitário da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Gov.Newton Belllo através da Comissão Intersetorial do Selo Unicef realizou nesta sexta-feira (08/06), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017/2020, realizado no escola Instituto Fundamental Batista. O Fórum Comunitário do Selo Unicef, tem por objetivo elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente em Gov.Newton Bello.

Estiveram presentes no evento,equipe da Comissão Intersetorial do Selo Unicef local  Secretários Municipais, professores, alunos, conselheiros tutelares, profissionais da Saúde e CRAS, Advogada Fernanda Ventura(palestrante), Vasni Moura(palestrante), dentre outros.

Programação Manhã

Na programação inicial as autoridades que participaram da mesa destacaram a importância da realização do fórum.

Palestras com a advogada Fernanda Ventura e o psicanalista Vasni Moura que enfatizaram sobre as temáticas: O que é Unicef e qual a sua importância e ainda sobre os direitos da criança e do adolescente.

Formação de 11 grupos para elaboração das propostas sobre os temas relacionadas ao evento.

Programação Tarde

Pela parte vespertina os grupos formados se reuniram e elaboram propostas , e em seguida passaram as ideias elaboradas aos alunos de 6º ao 9 ano em sala de aula.

Os representantes do grupo falaram para público em geral no pátio da escola sobre as propostas elaboradas e explicaram sobre cada um dos 11 temas.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados. Ainda visa  melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Seminário  e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

O Selo Unicef trata-se de uma estratégia pensada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e é realizada em parceria com os Estados e Municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. O Selo tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes dessas Regiões.

Mais de 1.900 municípios do Semiárido e da Amazônia se inscreveram no Selo UNICEF Edição 2017-2020.

Evento

No Fórum Comunitário os participantes assumiram o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população, assim como o Plano de Ação Municipal, onde toda a sociedade sugere pontos de políticas públicas, que deverão ser aplicadas no município durante a vigência da edição.

O articulador selo Unicef, Andre Sales,  frisou a  importância do Selo para Gov.Newton Bello, ” o principal objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, e a adesão ao Selo Unicef Edição 2017/2020, demonstra o compromisso da Gestão do Prefeito Roberto do Posto com o município. Agradecemos a presença de todos que ajudaram a realizar este evento de suma importância para todos nós.

O encontro, idealizado pela Prefeitura , foi articulado pela  Comissão Intersetorial do Selo Unicef em parceria com o Conselho municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Secretarias  Municipais(Administração, Saúde, Educação, Assistência Social), CRAS,  além de entidades convidadas.

Clique Aqui e veja mais fotos.