Prefeitura Através da Comissão Intersetorial do Selo Unicef-Edição(2017-2020),Realiza 1º Fórum Comunitário da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Gov.Newton Belllo através da Comissão Intersetorial do Selo Unicef realizou nesta sexta-feira (08/06), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017/2020, realizado no escola Instituto Fundamental Batista. O Fórum Comunitário do Selo Unicef, tem por objetivo elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente em Gov.Newton Bello.

Estiveram presentes no evento,equipe da Comissão Intersetorial do Selo Unicef local  Secretários Municipais, professores, alunos, conselheiros tutelares, profissionais da Saúde e CRAS, Advogada Fernanda Ventura(palestrante), Vasni Moura(palestrante), dentre outros.

Programação Manhã 

Na programação inicial as autoridades que participaram da mesa destacaram a importância da realização do fórum.

Palestras com a advogada Fernanda Ventura e o psicanalista Vasni Moura que enfatizaram sobre as temáticas: O que é Unicef e qual a sua importância e ainda sobre os direitos da criança e do adolescente.

Formação de 11 grupos para elaboração das propostas sobre os temas relacionadas ao evento.

Programação Tarde 

 

Pela parte vespertina os grupos formados se reuniram e elaboram propostas , e em seguida passaram as ideias elaboradas aos alunos de 6º ao 9 ano em sala de aula.

Os representantes do grupo falaram para público em geral no pátio da escola sobre as propostas elaboradas e explicaram sobre cada um dos 11 temas.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados. Ainda visa  melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Seminário  e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

O Selo Unicef trata-se de uma estratégia pensada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e é realizada em parceria com os Estados e Municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. O Selo tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes dessas Regiões.

Mais de 1.900 municípios do Semiárido e da Amazônia se inscreveram no Selo UNICEF Edição 2017-2020.

Evento 

No Fórum Comunitário os participantes assumiram o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população, assim como o Plano de Ação Municipal, onde toda a sociedade sugere pontos de políticas públicas, que deverão ser aplicadas no município durante a vigência da edição.

O articulador selo Unicef, Andre Sales,  frisou a  importância do Selo para Gov.Newton Bello, ” o principal objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, e a adesão ao Selo Unicef Edição 2017/2020, demonstra o compromisso da Gestão do Prefeito Roberto do Posto com o município. Agradecemos a presença de todos que ajudaram a realizar este evento de suma importância para todos nós.

O encontro, idealizado pela Prefeitura , foi articulado pela  Comissão Intersetorial do Selo Unicef em parceria com o Conselho municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Secretarias  Municipais(Administração, Saúde, Educação, Assistência Social), CRAS,  além de entidades convidadas.

Clique Aqui e veja mais fotos.

 




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support