Município Participa do Segundo ciclo de capacitação do Selo Unicef em São Luís

O município de Gov.Newton Bello representado pelo articulador do selo Unicef,  o diretor de gabinete “Andre Sales” acompanhado pela presidente do CMDCA, Ivanilde Teles , participou nesta sexta-feira(20), em São Luís, do 2° Ciclo de Capacitação do Selo Unicef (edição 2017-2020).

Evento

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Governo do Estado, realizou nesta sexta-feira (20), o 2° Ciclo de Capacitação do Selo Unicef (edição 2017-2020). Durante todo o dia, os articuladores municipais do Selo conheceram a metodologia e simularam a realização dos Fóruns Comunitários, etapa obrigatória na realização do Selo, a ser cumprida até o mês de junho nessas cidades.

O Fórum tem como objetivo realizar a escuta qualificada da população e suas diferentes representações quanto as necessidades e prioridades em políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes. A partir disso, os municípios desenvolverão um Plano de Ação, voltado para identificar os principais desafios e definir as prioridades para o enfrentamento das desigualdades na realização dos direitos de crianças e adolescentes.

Laura da Silva, é articuladora municipal do Selo Unicef em Belágua, uma das 30 inseridas no Plano Mais IDH. Ela destaca que o município está empenhado em mudar os indicadores e a enfrentar os principais problemas que afetam crianças e adolescentes, nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social. “A gente tem trabalhado muito a fim de melhorar os índices de nossa cidade e com a chegada do Selo Unicef todos nós do poder público juntamente com a população, vamos mudar a realidade de Belágua”, pontuou a articuladora.“O Fórum Comunitário é um momento muito emblemático do Selo, porque os gestores garantem a participação da comunidade para resolverem os principais desafios que tenham relação com a garantia dos direitos da criança e do adolescente”, esclareceu Anyoli Sanabria, coordenadora do Território Amazônico do Unicef.

No Maranhão, 209 municípios aderiram a esta edição do selo. O Governo do Estado é parceiro do Unicef e aproveita a metodologia utilizada por ele, para causar impacto nos indicadores relacionados a proteção integral à criança e ao adolescente. “A ideia é usar esse exercício que o Unicef faz com os municípios que é bastante simples, de aproximação entre a realidade que precisa mudar e a capacidade de monitorar esses indicadores e aplicar isso de maneira democrática e muito bem capilarizada no Maranhão”, afirmou o secretário de Políticas Públicas e Articulador Estadual do Selo Unicef, Marcos Pacheco.

Após o primeiro ciclo de capacitação, que ocorreu em novembro do ano passado, os municípios desenvolveram inúmeras atividades, entre elas, diagnóstico participativo da situação da infância e adolescência, adesão à Campanha “Fora da Escola Não Pode”, de busca ativa escolar e de criação de núcleos de adolescentes para engajamento e mobilização destes públicos para o debate de seus direitos.