Em São Luís, Prefeito Roberto do Posto Acompanho Por Secretários Municipais e Munícipes Participa da Solenidade De Assinatura do Termo de Cooperação Técnica do PAA e Entrega de Títulos de Terra.

O Prefeito de Gov.Newton Bello Roberto do Posto, Juntamente com o Secretários ,Cicero Arraiz(Administração) , Levi(Agricultura) e Zezinho do Assentamento(Adjunto Agricultura), participaram na manhã desta sexta-feira(23) no Palácio De La Rocque em São Luis,da solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica do PAA(Programa de Aquisição de Alimentos), entre Estado e Município e ainda da entrega de títulos de terras a munícipes.

Durante o evento o Governador Flávio Dino, o Secretário de Estado da Agricultura Familiar Adelmo Soares e o Prefeito Roberto do Posto assinaram o termo de cooperação,que permite a execução do programa PAA na modalidade doação simultânea, ao todo serão 8 milhões destinados pelo Governo do Estado a 70 municípios maranhenses entre eles Governador Newton Bello, para comercialização do produtor rural.

Participaram do evento além do Governador Flávio e do  Secretario de Estado Adelmo Soares , prefeitos das cidades beneficiadas, secretários municipais ,Deputado Federal Weverton Rocha, entre outras autoridades.

Pela primeira vez na história, o Governo do Estado irá destinar recursos para comercialização da produção dos povos indígenas, incluindo no PAA Maranhão e o PAA Indígena.

PAA(Programa de Aquisição de Alimentos)

O PAA é uma importante ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar. O programa utiliza processos de comercialização que favorecem a compra direta de produtos de agricultores familiares, promovendo a agregação de valor à produção. Os alimentos adquiridos são doados a entidades da rede socioassistencial.

Entrega de Títulos de Terra

Além dos recursos para estímulo à agricultura familiar, o Instituto de Colonização de Terras do Maranhão (Iterma) entregou títulos de terras para 03 moradores de Gov.Newton Bello que foram: Avelar de Moraes Sousa,Paulo de Moraes Sousa e Francisca Sousa Cunha e ainda PAA coletivo à Associação dos Moradores e Trabalhadores Rurais, no povoado Escondido, em Presidente Juscelino. São 30 famílias atendidas com uma área de 180 hectares.

As ações são coordenadas pelo Sistema de Agricultura Familiar, composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Iterma.

Prefeito Roberto do Posto  Recebe Prêmio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar-SAF

O prefeito Roberto do Posto foi premiado durante o evento com um troféu do Secretário da Agricultura Familiar Adelmo Soares, por ter aplicado todo recurso recebido em 2017 na aquisição de alimentos.

Em entrevista o gestor Roberto do Posto destacou ” A assinatura do convênio de termo técnico do  PAA entre Estado e Município  vai trazer benefícios imediatos para produtores rurais de nossa cidade. Nosso município recebeu aqui também durante a solenidade através de 03 moradores, títulos individuais de terras,com toda certeza um marco histórico para todos nós e quero parabenizar a toda equipe da secretaria municipal de agricultura pelo trabalho desenvolvido no ano de 2017 aonde em decorrência dele, recebemos o troféu da SAF, dividimos esta premiação com eles.

Desde o início de nossa gestão  a parceira entre  Prefeitura e Governo do Estado, é muito forte e não é diferente na implantação do PAA, que desde começo da execução do programa, o nosso município é um dos que mais se destaca entre as cidades beneficiadas.” Finalizou Roberto do Posto.

“Um momento importante para a Zona Rural e dezenas de produtores rurais que serão contemplados pelo programa. Celebramos hoje com o Governador Flávio Dino mais um avanço, não só na zona urbana, mas também na zona rural, ampliando a dinâmica da cadeia produtiva e incentivando a produção agrícola”, disse o Secretário Adjunto de Agricultura Zezinho do Assentamento.

Mais fotos.

Fonte: Decom/GNB