Secretaria de Saúde Realiza Ação Em Alusão a Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses na Escola Jaime Teles no Povoado Londrina.

A  Secretaria Municipal de Saúde de Gov.Newton Bello promoveu  na última terça-feira(20) na Escola Municipal Vereador Jaime Teles no Povoado  Londrina, uma ação que faz parte da   Campanha  Nacional de Hanseníase e Verminoses. A ação foi executada pela equipe  da UBS  do povoado, formada pela enfermeira Daniela Silva e a técnica de enfermagem Dorinha com apoio da Semed.
Em destaque a enfermeira Daniela relatou ” A campanha vai ser de suma importância para a detecção precoce da Hanseníase e para fazer o tratamento da verminose com 1 comprimido de Albendazol.  É importante passa a informação, a Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae e atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.  Já a  Verminoses são Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.” Então é importante a realização da campanha nas escolas, pois beneficia diretamente a saúde dos alunos. Quero agradecer ao gestor Roberto do Posto e ao Secretário de Saúde Epitácio Carvalho pelo apoio incondicional.”
Entenda mais.
A  Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses, ocorrerá no primeiro semestre do ano letivo de 2018, em escolas públicas de municípios de brasileiros com vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento para essas doenças.
Essa ação tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental. O objetivo desta ação é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.
Durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases, em escolares e dos contatos domiciliares, tratamento dos escolares e se indicado tratamento dos conviventes ou coletivo.
Fonte : Decom/GNB-www.governadornewtonbello.ma.gov.br