Programa ID Jovem Foi Lançando em Gov.Newton Bello

O Lançamento do Programa ID Jovem do Governo Federal em Gov.Newton Bello foi no último sábado(30) na Igreja Assembleia de Deus.

Na oportunidade participaram do evento e da mesa de honra, O Secretário Nacional da Juventude Assis Filho, Prefeito Roberto do Posto, Diretora do Departamento de Juventude Mirian Lorana , Secretários Municipais, vereadores, Detinha Cunha(Representando o Dep.Estadual Josimar Cunha).

Na Solenidade de abertura cada integrante da mesa de honra destacou a importância do programa ID jovem que beneficiará diretamente a juventude newtonbelense.

O evento contou com a presença de centenas de jovens que ouviram atentamente as informações sobre o programa.Em Gov.Newton Bello um pouco mais de 2 mil jovens estão  aptos a baixar o aplicativo e emitir o documento. A ID Jovem também pode ser emitida no site da Caixa Econômica Federal.

Em entrevista ao Departamento de Comunicação  o Secretário Nacional da Juventude Assis Filho ressaltou “ O Programa ID Jovem que foi lançado pelo Presidente Michel Temer em dezembro do ano passado vai atender 16 milhões de jovens em todo Brasil e para fazer parte deste programa é muito simples basta ter de 15 a 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos. No maranhão estamos estendendo a programação de atividades que visam a implantação do programa em todos os municípios atendendo 985 mil jovens maranhenses. Aqui em Gov.Newton Bello nós atenderemos 2044 jovens que podem ser imediatamente beneficiados, nós fomos procurados pelo gestor do município através do departamento de juventude   para implantar aqui na cidade o programa que vai trazer diversos benefícios para a juventude como por exemplo acesso a meia entrada em circos, cinemas, teatro, parque  de diversão, show cultural, eventos esportivos e religiosos.”

Segundo Ainda Assis Filho “ A juventude de Gov.Newton Bello beneficiada pelo Programa ainda terá direito de  04 passagens interestaduais  reservadas por lei  sendo 02 gratuitas e demais pela metade do preço.As passagens serve para todos os transportes terrestres a exemplo do trem , ônibus e também das embarcações. A outra novidade é que os jovens que estão terminando o ensino médio não pagarão a taxa de inscrição do ENEM(Exame Nacional do Ensino Médio), então resumido tudo, esse conjunto de benefícios integram o maior programa social do Governo Federal para juventude que foi lançado neste sábado em Gov.Newton Bello para atender 2044 Jovens.”

“Hoje foi o lançamento deste  importante programa do Governo Federal em nosso município, o ID jovem que vai beneficiar mais de 2 mil jovens newtonbelenses em passagens interestaduais, entradas em eventos culturais, religiosos e esportivos e ainda outros benefícios. O Nosso Governo Municipal respeita a juventude e acredita nela pois são o futuro de nossa cidade.  Hoje a equipe da Administração municipal é formada por muitos jovens demonstrando de fato que acreditamos na juventude e somos nós gestores municipais que temos a responsabilidade de fazer com que as políticas públicas de Juventude cheguem, de fato, aos jovens que estão nos municípios”. Disse o Prefeito Roberto do Posto.

De acordo com o gestor “ É muito importante a participação da juventude que será beneficiada no programa. Quero dizer aos jovens que não deixem  de se cadastrar  e participar  pois todos  só tem a ganhar.”

Em Destaque a diretora do departamento de juventude Miriam Lorana relatou “ Estou muito feliz com a chegada do ID Jovem em nossa cidade para beneficiar de forma direta os jovens. Tenho certeza que todos que se cadastrarem no Programa não irão se arrepender e vão poder contar com inúmeros benefícios.”

A Explanação do lançamento do ID Jovem foi muito bem feita pelo Secretário Nacional Assis Filho e pelos conselheiros nacionais, porém ainda quem estiver dúvidas , a equipe do departamento de juventude estará atendendo  na prefeitura municipal a partir desta terça-feira(03) para esclarecer todos os assuntos relacionados ao ID Jovem.” Finalizou Miriam.

Entenda mais sobre a Caravana ID Jovem

Esta é a terceira vez que a Secretaria Nacional da Juventude lança o programa em cidades do estado do Maranhão. A Caravana ID Jovem já passou por Timon, São José de Ribamar, São Luís, Imperatriz, Grajaú, Bacabeira, Rosário, Caxias, Buriti Bravo e Anajatuba. O estado do Maranhão possui cerca de 890 mil jovens aptos a participar do programa. De janeiro a setembro de 2017, foram geradas 278.166 mil ID Jovem.

No último fim de semana A Caravana ID Jovem, da Secretaria Nacional de Juventude, voltou ao estado do Maranhão entre os dias 29 e 30 de setembro para o lançamento do programa em mais seis cidades. A Identidade Jovem beneficia brasileiros de 15 a 29 anos que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. O secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, vai participar dos lançamentos em Bequimão, Santa Helena, Turilândia, Governador Nunes Freire, Santa Luzia do Paruá e Gov. Newton Bello.

A ID Jovem garante a meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivo, além de direito a duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário. Todos esses benefícios são garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Outro benefício garantido pela ID Jovem é a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Jovens de famílias carentes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo têm direito à isenção no Enem. Basta informar o Número de Identificação Social (NIS) no momento de preencher a ficha de inscrição. Essa gratuidade também é estendida a todos os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escolas da rede pública. Portadores da ID Jovem também podem ser contemplados com a isenção de pagamento de taxa de concurso público Federal, o projeto de Lei que garante a gratuidade está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Essa é a terceira vez que a Secretaria Nacional da Juventude lança o programa em cidades do estado do Maranhão. A Caravana ID Jovem já passou por Timon, São José de Ribamar, São Luís, Imperatriz, Grajaú, Bacabeira, Rosário, Caxias, Buriti Bravo e Anajatuba. O estado do Maranhão possui cerca de 890 mil jovens aptos a participar do programa. De janeiro a setembro de 2017, foram geradas 278.166 mil ID Jovem.

Confira na integra mais imagens na página da Prefeitura.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support