SEMAS E SEMUS Promoveram Palestra Sobre Câncer De Mama.

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde promoveram importante ação sobre o Câncer de Mama.

Maio : Mês das mães, um mês dedicado à mulher. Levando em conta a importância deste mês, foi realizada na manhã de quarta-feira (03) no Centro de Referência da Assistência Social, uma palestra com a enfermeira Celijane abordando o câncer de mama.

Este tipo de câncer está entre as doenças que mais matam no Brasil, pouco mais de 30 mulheres por dia recebem o diagnóstico e a cada 69 segundos uma mulher morre por conta do câncer de mama, quase metade dos casos já estão em estágio avançado.

A mamografia é o exame que pode detectar o câncer de mama precocemente e sendo estágio inicial, as chances de cura são altíssimas.Por isso é importante o trabalho nos bairros, alertando e prevenindo, levando informação através de palestras.

O dia a dia de consultório não é permite passar todas as informações necessárias por conta do tempo e demanda de atendimentos, essas palestras tornam – se fundamentais nesse trabalho em conjunto.

O mês está sendo dedicado para a saúde das mulheres de Governador Newton Bello, mulheres com idade fértil, vida sexual ativa e mulheres na terceira idade são público – alvo.

A Enfermeira Celijane em entrevista destacou “ Essa ação em educação em saúde que trabalhamos na Atenção primária ela está diretamente ligada no trabalho do enfermeiro da equipe multidisciplinar na prevenção em saúde na promoção levando informação à população com diversas atividades, palestra consultas nas campanhas e é de grande relevância  e os resultados são satisfatório porque saímos do consultório e vamos pra comunidade pros bairros pra ter o contato direto com a população. Esse nosso trabalho é  em parceria com outras secretarias e segue o calendário do ministério da saúde que nesse mês  é chamado de mês amarelo.

Decom-PMGNB