Prefeito Participa na Capital de Reunião Promovida Pelo Governo do Estado Sobre As ações do Plano Mais IDH

Na Foto: Prefeito Roberto com os prefeitos de Fernando Falcão (Adailton Cavalcante) e  São  Raimundo do Doca da Bezerra(Seuton Miranda)

O prefeito de Gov.Newton Bello, Roberto do Posto , participou nesta terça-feira(18), juntamente com os demais prefeitos e prefeitas do Estado , que fazem parte do Plano de Ações ‘Mais IDH’ de uma  reunião de apresentação do panorama e dos principais objetivos e desafios para os próximos anos, nesta terça-feira (18), no Palácio dos Leões. O evento reuniu o governador Flávio Dino e várias Secretarias de Estado que estão com ações em andamento no programa. Em pouco mais de dois anos, o ‘Mais IDH’ já mudou a vida de milhares de maranhenses que por várias décadas foram penalizados sem acesso a políticas públicas ou mesmo direitos básicos.

A reunião desta terça-feira é parte do debate de estratégias para reverter o cenário de extrema pobreza por meio de iniciativas e políticas públicas em áreas prioritárias como Saúde, Educação, Cidadania, Infraestrutura, Assistência Social e Saneamento Básico.

Em sua fala aos prefeitos e prefeitas, o governador Flávio Dino enfatizou que o período confuso de grave instabilidade institucional dificulta a retomada da atividade econômica e, consequentemente, a implementação das políticas públicas. Por isso é preciso “ter ainda mais eficiência na aplicação dos recursos públicos”. Ele realçou ainda que o que o Governo pensa do ‘Mais IDH’ é exatamente “essa concentração de políticas de modo a gerar a sinergia de que um ajude o outro a melhorar as condições de vida do povo”.

Sobre os recursos para a implementação das ações, Flávio Dino destacou que estão garantidos e o que o Governo propõe junto aos municípios é a parceria, pois são os prefeitos que conhecem mais de perto a realidade. É preciso também ter a crença de que o ‘Mais IDH’ dará certo a partir dessa colaboração, na velocidade e na presteza das informações, no controle social na fiscalização das obras e nas variações necessárias para cada cidade. “Estamos abertos para dialogar com vocês”, disse o governador aos gestores.“Nessa exposição eu queria pedir esse trabalho conjunto. Avança melhor quando tem sinergia e parceria com a equipe do município”, complementou Flávio Dino.

O secretário Francisco Gonçalves da Conceição abriu a reunião apresentando o Plano ‘Mais IDH’ e mediou os trabalhos. Em seguida, iniciou o ciclo de apresentações dos programas a representante da Sedes, Lourvidia Caldas , que apresentou as Cozinhas Comunitárias.

Dando sequência às apresentações, o secretário de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, palestrou sobre o trabalho da Força Estadual de Saúde (FESMA), seguido da chefe da Unicef no Maranhão, Eliana Almeida , que apresentou o Selo Unicef de Município Aprovado; e do secretário de Educação, Felipe Camarão, que falou sobre os diversos programas que compõem o eixo educacional do Plano ‘Mais IDH’.

Segundo o secretário de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, estão entre as principais metas de governo zerar a mortalidade materna e infantil, reduzir significativamente as internações e complicações por hipertensão e diabetes e eliminar a hanseníase nos municípios.”O Maranhão é o quarto estado do Brasil com maior incidência de hanseníase. Não dá pra nenhum governo responsável apenas assistir a esses indicadores. O que mais nos estimula é a determinação