Prefeito Participa na Capital de Reunião Promovida Pelo Governo do Estado Sobre As ações do Plano Mais IDH

Na Foto: Prefeito Roberto com os prefeitos de Fernando Falcão (Adailton Cavalcante) e  São  Raimundo do Doca da Bezerra(Seuton Miranda)

O prefeito de Gov.Newton Bello, Roberto do Posto , participou nesta terça-feira(18), juntamente com os demais prefeitos e prefeitas do Estado , que fazem parte do Plano de Ações ‘Mais IDH’ de uma  reunião de apresentação do panorama e dos principais objetivos e desafios para os próximos anos, nesta terça-feira (18), no Palácio dos Leões. O evento reuniu o governador Flávio Dino e várias Secretarias de Estado que estão com ações em andamento no programa. Em pouco mais de dois anos, o ‘Mais IDH’ já mudou a vida de milhares de maranhenses que por várias décadas foram penalizados sem acesso a políticas públicas ou mesmo direitos básicos.

A reunião desta terça-feira é parte do debate de estratégias para reverter o cenário de extrema pobreza por meio de iniciativas e políticas públicas em áreas prioritárias como Saúde, Educação, Cidadania, Infraestrutura, Assistência Social e Saneamento Básico.

Em sua fala aos prefeitos e prefeitas, o governador Flávio Dino enfatizou que o período confuso de grave instabilidade institucional dificulta a retomada da atividade econômica e, consequentemente, a implementação das políticas públicas. Por isso é preciso “ter ainda mais eficiência na aplicação dos recursos públicos”. Ele realçou ainda que o que o Governo pensa do ‘Mais IDH’ é exatamente “essa concentração de políticas de modo a gerar a sinergia de que um ajude o outro a melhorar as condições de vida do povo”.

Sobre os recursos para a implementação das ações, Flávio Dino destacou que estão garantidos e o que o Governo propõe junto aos municípios é a parceria, pois são os prefeitos que conhecem mais de perto a realidade. É preciso também ter a crença de que o ‘Mais IDH’ dará certo a partir dessa colaboração, na velocidade e na presteza das informações, no controle social na fiscalização das obras e nas variações necessárias para cada cidade. “Estamos abertos para dialogar com vocês”, disse o governador aos gestores.“Nessa exposição eu queria pedir esse trabalho conjunto. Avança melhor quando tem sinergia e parceria com a equipe do município”, complementou Flávio Dino.

O secretário Francisco Gonçalves da Conceição abriu a reunião apresentando o Plano ‘Mais IDH’ e mediou os trabalhos. Em seguida, iniciou o ciclo de apresentações dos programas a representante da Sedes, Lourvidia Caldas , que apresentou as Cozinhas Comunitárias.

Dando sequência às apresentações, o secretário de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, palestrou sobre o trabalho da Força Estadual de Saúde (FESMA), seguido da chefe da Unicef no Maranhão, Eliana Almeida , que apresentou o Selo Unicef de Município Aprovado; e do secretário de Educação, Felipe Camarão, que falou sobre os diversos programas que compõem o eixo educacional do Plano ‘Mais IDH’.

Segundo o secretário de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, estão entre as principais metas de governo zerar a mortalidade materna e infantil, reduzir significativamente as internações e complicações por hipertensão e diabetes e eliminar a hanseníase nos municípios.”O Maranhão é o quarto estado do Brasil com maior incidência de hanseníase. Não dá pra nenhum governo responsável apenas assistir a esses indicadores. O que mais nos estimula é a determinação




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support