Prefeito Roberto do Posto Prestigia diplomação dos eleitos no Maranhão

O Prefeito de Gov.Newton Bello, Roberto do Posto, juntamente com o Secretário de Administração Cicero Arraiz, prestigiou nesta terça-feira(18), em São Luís, a diplomação dos eleitos nas ultimas eleições de outubro.

Noventa e oito candidatos no total foram diplomados  em 2018 no Maranhão, entre titulares e 1º e 2º suplentes de cada partido e/ou coligação.

A grande expectativa era pra diplomação do casal de deputados(Josimar Maranhãozinho-Dep.Federal e Detinha-Dep.Estadual),ambos mais votado do estado.

Demonstrando muita emoção e gratidão Maranhãozinho recebeu o diploma acompanhado dos filhos, muito assediado pela imprensa do interior e da capital ele reafirmou seu compromisso com o Maranhão e fortalecimento de um grande projeto político tendo como foco os municípios.

Entre os estaduais Detinha, por ter sido a mais votada também foi a primeira a ser diplomada, assim como o esposo Maranhãozinho ela também recebeu o diploma da Justiça Eleitoral acompanhada dos filhos, diversos segmentos da imprensa ouviram a nova deputada que chega pela primeira vez no parlamento com uma votação histórica.

Saiba Mais sobre a diplomação.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Ricardo Duailibe, explicou que estava a cumprir a última etapa das eleições 2018, que é a diplomação daqueles que foram eleitos pela livre e soberana vontade do eleitor e que, inclusive, já tiveram suas contas julgadas – independente de aprovadas, aprovadas com ressalvas ou desaprovadas. “Entregamos esses diplomas com votos de que as esperanças e mudanças demonstradas pela vontade popular seja o norte de todos”.

Duailibe aproveitou ainda para fazer um balanço do processo eleitoral no estado. “No ano em que comemoramos nossos 86 anos de instalação, tenho a satisfação e o orgulho de presidir o segundo mais antigo Regional do país, que se tornou referência, reconhecimento manifestado não só pelos demais tribunais, mas também pelo CNJ que, pelo segundo ano consecutivo, nos distinguiu com o Selo Ouro do programa Justiça em Números. Merece ser destacado, e principalmente, enaltecido, que esse reconhecimento se deve à excelência dos trabalhos realizados por nossos estimados funcionários, por todos os nossos juízes e procuradores eleitorais. Realizar eleições é uma importante tarefa que cabe à justiça eleitoral e que exige uma série de providências que são executadas com bastante antecedência, de modo que se possa cumprir todo o planejamento estratégico, elaborado em conjunto pelo conselho gestor e pelo comitê de atenção ao 1º grau. Para que pudéssemos realizar as eleições de 2018, com eficiência e principalmente tranquilidade, precisamos reconhecer e agradecer a todos que colaboraram, decisivamente, com a justiça eleitoral, transmitindo ao eleitorado maranhense a importância do voto responsável e com critérios, do voto consciente, do engajamento dos jovens no processo eleitoral, do combate às práticas ilícitas, não apenas para cumprir com nossa obrigação constitucional de realizar as eleições, mas também despertando no eleitor a importância da sua participação em momento nacional que exigiu de todos nós profunda reflexão e muita responsabilidade em nossas escolhas”.

O presidente continuou destacando que o trabalho preventivo, elaborado por brasileiros responsáveis e conscientes de suas responsabilidades profissionais, que se juntaram ao TRE, através do comitê de segurança institucional, nossos reiterados agradecimentos pelos relevantes serviços prestados. “Com absoluta certeza, posso afirmar que o trabalho desenvolvido por esses valorosos brasileiros deu a tranquilidade necessária para que os eleitores no Maranhão pudessem fazer naqueles dois domingos, uma festa cívica, sem qualquer incidente significativo, garantindo que a verdadeira vontade do eleitor fosse respeitada. Falou também da criação do Comitê Consultivo de Internet para combater as fake news. “Fomos o primeiro entre os tribunais regionais eleitorais do país, composto igualmente por valorosos brasileiros, que fez com que quase nenhuma notícia falsa divulgada em nosso estado pudesse interferir e alterar a vontade soberana do eleitorado. Nesse particular, é dever de justiça reconhecer que a imprensa maranhense, em todas as suas modalidades, muito nos ajudou no combate às notícias falsas, procurando divulgar fatos verdadeiros e esteve sempre presente, acompanhando toda nossa atuação e, dessa forma, atestando o rigor do nosso trabalho, comprometido com a seriedade, imparcialidade e com absoluta transparência. É de se enaltecer ainda, até porque já amplamente reconhecido por nossa sociedade, o competente, imparcial e exaustivo trabalho de todos os juízes que compõe a nossa corte eleitoral, assim como daqueles que compuseram a comissão de propaganda eleitoral. Realizamos uma eleição que, pelo volume de demandas, exigiu um esforço coletivo e harmonioso de todos nós, juízes eleitorais, cujas decisões foram respeitadas e muitas delas confirmadas pelo TSE”, finalizou.

Discurso do governador reeleito Flávio Dino

Para o governador reeleito pelo PCdoB, Flávio Dino, o diploma não é apenas uma folha de papel, mas sim algo que possui caráter transcendente que espelha sonhos, esperanças, pedidos e anseios de milhões de pessoas. Assim, representa muito para aqueles que somente tem o voto popular como um sinal da mínima igualdade de usufruto de direitos. O diplomado agradeceu ao povo maranhense, frisou que esse segundo mandato tem sabor melhor que o primeiro, pois se sente reconhecido pelo trabalho que vem desenvolvendo. Também salientou o empenho e dedicação dos membros da Corte e funcionários da Justiça Eleitoral maranhense que tudo fizeram no combate aos abusos de poder econômico, às manipulações nas redes sociais, tornando as eleições cíveis e limpas.

Compuseram a mesa de honra membros da Corte Eleitoral, o procurador regional eleitoral, diretor-geral, prefeito, governador e os presidente do TJ, Assembleia e OAB. Familiares, amigos e correligionários dos diplomados, além da imprensa, prestigiaram a cerimônia.

Andréa Rezende

A deputada estadual Andréa Rezende, que sofreu acidente grave de carro durante a campanha, recebeu o diploma da Justiça Eleitoral maranhense em ato ocorrido no gabinete da presidência na manhã do dia 18.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support