Semus Por Meio da Equipe de Saúde da Família Realiza Ação na Escola Jaimes Teles em Londrina

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando no mês de Março nas escolas do município ações de verificação da situação vacinal a partir da conferência do cartão de vacinação e/ou da Caderneta da Criança e do Adolescente, para supervisionar as vacinas da HPV, Meningocócica. A responsabilidade  da ação são os profissionais de saúde da família de Governador Newton Belo.

Em destaque  a enfermeira Daniele frisou” A  ação tem importância devido aos benefícios atrelados à realização de esquemas vacinas, tais como: proteger contra algumas doenças que podem causar incapacitação temporária e/ou permanente; conter a disseminação e promover a erradicação de doenças.”

A ação de verificação da situação vacinal foi realizado pela equipe de saúde da família da Londrina na Escola Municipal Vereador Jaime Teles, pela Enfermeira Daniela da Silva e a técnica de enfermagem da unidade Básica Dorinha.

HPV

No Brasil, 4,9 milhões de meninas procuraram as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para completar o esquema com a segunda dose, totalizando 48,7% na faixa etária de 9 a 14 anos. Já com a primeira dose, foram vacinadas 8 milhões de meninas nesta mesma faixa, o que corresponde a 79,2%.

Entre os meninos, 1,6 milhões foram vacinados com a primeira dose, o que representa 43,8% do público alvo. A Ministério da Saúde alerta que a cobertura vacinal só está completa com as duas doses.

Segundo estudo realizado pelo projeto POP-Brasil em 2017, a prevalência estimada do HPV no Brasil é de 54,3 %. O estudo entrevistou 7.586 pessoas nas capitais do país. Os dados da pesquisa mostram que 37,6 % dos participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

A vacina contra o HPV previne contra diversos tipos de cânceres. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV, principalmente pelo subtipo 16.

Meningocócica C

Desde ano passado, já foram vacinados 32% do público-alvo da campanha. Para este ano, foram adquiridas 15 milhões de doses da vacina contra meningite. O esquema vacinal para esse público será de um reforço ou uma dose única, conforme a situação vacinal. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo da campanha. Além de proporcionar proteção, a ampliação alcançará o efeito da imunidade de rebanho, ou seja, a proteção indireta das pessoas não vacinadas.