Prefeitura, Semus e CMS Promoveram nesta Terça a “VII Conferência Municipal de Saúde”

A Prefeitura Municipal de Gov.Newton Bello, a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram nesta terça-feira(29) na Igreja batista a VII Conferência Municipal de Saúde com o tema: Otimização dos serviços de saúde;estratégias para intensificar as ações de prevenção.

Estiveram presentes no evento e compondo a mesa de honra, o prefeito Roberto do Posto, secretário de saúde Epitácio Carvalho, Secretária de Assistência Social e Primeira Dama do Aldenice Pereira , vereadores, demais secretários municipais, coordenadores da semus, Joisane( Coordenadora do Mais IDH)  Doutora Aila Maria (Palestrante do evento e secretária de Saúde do município de Alto Parnaíba),representantes de sindicatos e Igrejas.

Na Oportunidade cada componente da mesa destacou a importância da realização da conferência municipal de saúde. ” Esse evento é uma grande oportunidade para discutir, debater e apresentar idéias para melhorar de forma positiva a saúde do município.” Afirmou o Secretário de Saúde.

Participaram do evento também os membros do conselho municipal de saúde, profissionais da saúde do municípios e a sociedade em geral.

Em destaque a coordenadora da atenção básica do município Glauciana Duarte  relatou “A conferência municipal de saúde é de fundamental importância  para buscarmos junto com a população uma melhor forma para atender cada vez melhor nossos usuários.  E a atenção primária em saúde é a porta de entrada aos usuários do sistema de saúde,ou seja,é o atendimento inicial. Nosso objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças ,solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores. A atenção básica funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexo ,através das nossas equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família )nas visitas domiciliares que temos semanalmente.”

A conferência contou com uma vasta programação,  após a cerimônia de abertura, aconteceu a leitura e aprovação do regimento interno e em seguida a conferecista Aila Maria palestrou sobre a temática ” Otimização dos serviços de saúde;estratégias para intensificar as ações de prevenção.”

Durante o evento foi oferecido pela organização um super lanche para todos presentes e na seguência a conferência continou com formação de grupos para plenária com apresentações de propostas foram debatidas e inclusas no relatório da VII conferência municipal de saúde.

Em entrevista ao departamento de comunicação social da prefeitura a conferecista Aila Maria que além de secretária de saúde do seu município, é membra do CONSEMS-MA( Conselho de secretários municipais de  saúde do Maranhão,  enfatizou” A iniciativa dos municipios em realizar as conferências municipais é fantástica, pois o nome já diz “conferir” é avaliar, propor, indicar e como as gestões estão apenas começando é o momento oportuno para que os gestores, trabalhadores,usuários e sociedade civil de um modo geral discutam a melhor forma de fazer e de planejar a saúde pública para os anos vindouros.”

” Todos os municípios são obrigados a fazerem suas conferências, pois são nelas que você vai expor a sua capacidade instalada, o funcionamento do sistema de saúde do município e saber da satisfação da população e se está dentro dos padrões  exigidos pelo próprio Ministério da Saúde e apresentar propostar para melhorar a qualidade de saúde oferecida aos municípes.” Pontuou em entrevista o secretário de saúde Epitácio Carvalho.

Ao departamento de comunicação o prefeito Roberto do Posto disse ” Está VII conferência municipal de saúde tem como um dos objetivos avaliar a perspetiva de saúde do nosso município. A Saúde municipal hoje é uma das melhores já vista na cidade. Quero parabenizar o secretário de saúde que está frente a pasta, é um grande profissional só tenho agradecer o esforço e empenho em buscar sempre o melhor para a saúde de Gov.Newton Bello. Quero afirmar mais uma vez nosso compromisso, prefeitura e secretária de saúde estão  juntas para fortalecer a cada dia a qualidade de atendimento oferecida a nossa população.” Finalizou o prefeito.

 

Veja todas as imagens  clicando na integra na página oficial da Prefeitura Municipal.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support