Prefeitura, Semus e CMS Promoveram nesta Terça a “VII Conferência Municipal de Saúde”

A Prefeitura Municipal de Gov.Newton Bello, a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram nesta terça-feira(29) na Igreja batista a VII Conferência Municipal de Saúde com o tema: Otimização dos serviços de saúde;estratégias para intensificar as ações de prevenção.

Estiveram presentes no evento e compondo a mesa de honra, o prefeito Roberto do Posto, secretário de saúde Epitácio Carvalho, Secretária de Assistência Social e Primeira Dama do Aldenice Pereira , vereadores, demais secretários municipais, coordenadores da semus, Joisane( Coordenadora do Mais IDH)  Doutora Aila Maria (Palestrante do evento e secretária de Saúde do município de Alto Parnaíba),representantes de sindicatos e Igrejas.

Na Oportunidade cada componente da mesa destacou a importância da realização da conferência municipal de saúde. ” Esse evento é uma grande oportunidade para discutir, debater e apresentar idéias para melhorar de forma positiva a saúde do município.” Afirmou o Secretário de Saúde.

Participaram do evento também os membros do conselho municipal de saúde, profissionais da saúde do municípios e a sociedade em geral.

Em destaque a coordenadora da atenção básica do município Glauciana Duarte  relatou “A conferência municipal de saúde é de fundamental importância  para buscarmos junto com a população uma melhor forma para atender cada vez melhor nossos usuários.  E a atenção primária em saúde é a porta de entrada aos usuários do sistema de saúde,ou seja,é o atendimento inicial. Nosso objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças ,solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores. A atenção básica funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexo ,através das nossas equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família )nas visitas domiciliares que temos semanalmente.”

A conferência contou com uma vasta programação,  após a cerimônia de abertura, aconteceu a leitura e aprovação do regimento interno e em seguida a conferecista Aila Maria palestrou sobre a temática ” Otimização dos serviços de saúde;estratégias para intensificar as ações de prevenção.”

Durante o evento foi oferecido pela organização um super lanche para todos presentes e na seguência a conferência continou com formação de grupos para plenária com apresentações de propostas foram debatidas e inclusas no relatório da VII conferência municipal de saúde.

Em entrevista ao departamento de comunicação social da prefeitura a conferecista Aila Maria que além de secretária de saúde do seu município, é membra do CONSEMS-MA( Conselho de secretários municipais de  saúde do Maranhão,  enfatizou” A iniciativa dos municipios em realizar as conferências municipais é fantástica, pois o nome já diz “conferir” é avaliar, propor, indicar e como as gestões estão apenas começando é o momento oportuno para que os gestores, trabalhadores,usuários e sociedade civil de um modo geral discutam a melhor forma de fazer e de planejar a saúde pública para os anos vindouros.”

” Todos os municípios são obrigados a fazerem suas conferências, pois são nelas que você vai expor a sua capacidade instalada, o funcionamento do sistema de saúde do município e saber da satisfação da população e se está dentro dos padrões  exigidos pelo próprio Ministério da Saúde e apresentar propostar para melhorar a qualidade de saúde oferecida aos municípes.” Pontuou em entrevista o secretário de saúde Epitácio Carvalho.

Ao departamento de comunicação o prefeito Roberto do Posto disse ” Está VII conferência municipal de saúde tem como um dos objetivos avaliar a perspetiva de saúde do nosso município. A Saúde municipal hoje é uma das melhores já vista na cidade. Quero parabenizar o secretário de saúde que está frente a pasta, é um grande profissional só tenho agradecer o esforço e empenho em buscar sempre o melhor para a saúde de Gov.Newton Bello. Quero afirmar mais uma vez nosso compromisso, prefeitura e secretária de saúde estão  juntas para fortalecer a cada dia a qualidade de atendimento oferecida a nossa população.” Finalizou o prefeito.

Veja todas as imagens  clicando na integra na página oficial da Prefeitura Municipal.