Iniciou Nesta Quinta-feira(24), O IV Encontro Formativo do Programa Escola Digna-Eixo Gestão

Nesta quinta, 24 iniciou o  IV Encontro do Programa Escola Digna, que vai até o dia 25, sexta-feira, e que vem contribuir com a Formação Continuada de Gestores Escolares.

Na oportunidade estiveram presentes os Gestores da Rede Municipal de Ensino de Governador Newton  Bello, além da presença especial da Secretária Municipal de Educação Josélia Sena.

O Programa tem como Formadores o professor Maurício Moraes Carvalho e Amélia Cristina Beleza dos Santos.

Em Destaque a Secretária Josélia Sena disse “O programa já está impactando muito na educação dos municípios, principalmente em relação à gestão escolar. Com as formações, o ‘Escola Digna’ tem mostrado o verdadeiro papel do gestor e do supervisor dentro do ambiente escolar, e isso tem melhorado bastante o trabalho desenvolvido em nossa rede. O programa tem nos mostrado que a educação é uma construção coletiva. Quero enfantizar o apoio do Governo do Maranhão que vem mudando a educação do nosso Estado, parabéns ao Governador Flávio Dino e ao Prefeito Roberto do Posto que também é um gestor comprometido com educação municipal”,Pontuou Josélia Sena.

Escola Digna

O programa Escola Digna atende a uma demanda reprimida dos municípios no tocante à construção de prédios escolares dignos e estruturados em comunidades rurais distantes da sede, mas, além disso, o programa atua numa frente fundamental para a melhoria da educação, que é a capacitação pedagógica dos educadores.

Nas duas primeiras formações continuadas realizadas no primeiro semestre deste ano, em São Luís, a Seduc capacitou articuladores pedagógicos regionais e municipais, que ao voltarem às suas cidades estão atuando como formadores/multiplicadores das informações e conhecimentos junto aos gestores e coordenadores escolares, com o intuito de melhorar a qualidade da educação ofertada pelos municípios.

No total, quase seis mil gestores e coordenadores escolares de 4.072 escolas dos 85 municípios já receberam formação pedagógica pelo Programa Escola Digna. Além das formações, dentro do eixo Gestão, o governo já distribuiu quase seis mil cadernos pedagógicos de orientações aos gestores escolares municipais.

Gestores municipais avaliam a assessoria pedagógica como um marco histórico no aspecto da união de forças entre o Estado e os Municípios em prol da melhoria da educação pública ofertada aos maranhenses.

As formações continuadas são destinadas a professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos das redes municipais e estadual de ensino, nos 85 municípios maranhenses que já receberam ou receberão unidades escolares do Programa Escola Digna, até 2018.