Educação: Prefeitura Municipal de Governador Newton Bello Realiza I Encontro Formativo do Programa Escola Digna para Gestores Escolares e Coordenadores

A Prefeitura Municipal de Governador Newton Bello realiza entre os dias 26 e 27 de maio (sexta e sábado) o I Encontro Formativo para Gestores e Coordenadores que fazem parte do Programa Escola Digna do Governo Estadual em regime de colaboração com o município de Governador Newton Bello. O evento teve a abertura nesta sexta feira na Escola Municipal Ney Braga e contou com a presença da Articuladora Pedagógica Regional Selma Cardoso, a Secretária Municipal de Educação Josélia Sena e os APM (Articuladores Pedagógicos Municipais) Professora Amelia Belesa e o professor Maurício Moraes, juntamente com gestores e coordenadores municipais. Os gestores e coordenadores receberam os kits pedagógicos contendo o caderno de orientação para a gestão escolar. Neste primeiro momento a temática abordada foi a gestão escolar democrática, as formações acontecerão mensalmente.

Segundo a professora Amelia Belesa, articuladora pedagógica: “Através da assessoria técnica pedagógica, pretendemos subsidiar o trabalho do gestor escolar e do coordenador pedagógico com as discussões e propostas de intervenção para as problemáticas que surgirem. Contudo, a assessoria será ofertada também aos professores, pois acreditamos que através deste acompanhamento iremos melhorar os resultados das avaliações externas, bem como desenvolver uma educação com mais qualidade ao nosso município”.

Programação 27.05

8h:

• Apresentação e discussão do vídeo: “Quem é o Gestor Escolar”.

9h:

• Estudo do texto “OS DESAFIOS DA LIDERANÇA NAS ESCOLAS” e Atividade em grupo: apresentação das discussões do texto estudado.

10h – Intervalo

10h15min:

• Slides (Gestão escolar no contexto atual)

12h – Intervalo do almoço

14h:

• Dinâmica (Balão mágico)

14h10min:

• Slides (O atual modelo organizacional da escola)

15h30min – Intervalo

15h45min:

• Texto: A gestão que se pede na atualidade: Como chegar da escola que temos à escola que queremos?

16h30min

• Apresentação e discussão do vídeo: “Liderança em gestão escolar”: uma questão de escolha.

• Atividade em grupo: Dramatização (Gestor Autoritário e Gestor Democrático)

18h – Encerramento.

Entenda o projeto: Escola Digna

As ações do Escola Digna vão desde a assistência técnico-pedagógica aos municípios; formação de profissionais da educação; concurso público, melhoria de infraestrutura das escolas, educação em tempo integral, entre outras, já começaram a impactar positivamente nos índices educacionais do estado. Faz parte deste projeto os municípios que estão com baixo rendimento escolar.

“Nós temos um grande desafio, que para dar certo só pode ser feito em regime de colaboração dos municípios. Nós não vamos conseguir melhorar o Ideb da rede estadual, sem a rede municipal. Por isso que nós queremos estreitar os laços com os municípios ainda mais. Porque só assim nós teremos um crescimento sustentável do Ideb no Maranhão”, defende o governador Flávio Dino.

Lançado em 2015 e empreendido pelas secretarias estaduais de Educação e Infraestrutura, o ‘Escola Digna’ é um programa de construção de prédios de alvenaria, em substituição às escolas de taipa ou certificadas como inadequadas. O investimento alcança cerca de R$ 120 milhões com a meta de entregar à população maranhense, um total de 300 escolas novas até 2018.